Especialidade dedicada á saúde oral das crianças e adolescentes, cujo objetivo é ajudá-los a chegarem à idade adulta com uma boca saudável e um lindo sorriso.
Embora muitos dos tratamentos sejam os mesmos dos adultos, muitos há que são exclusivos destas faixas etárias e todos têm sempre particularidades inerentes à criança/jovem, como, características físicas e psíquicas, crescimento ósseo dos maxilares e crânio, erupção dinâmica da dentição, presença de dentes temporários (“de leite”), menores dimensões corporais e orais, etc.
A criança e o adolescente não são pequenos adultos! Por isso mesmo, a consulta de Odontopediatria tem um espaço e dinâmica muito específicos, e o Odontopediatra tem em conta que a criança e o adolescente estão numa fase contínua de desenvolvimento e crescimento, com necessidades de tratamentos médico-dentários específicos.
O especialista motiva e ensina a criança/adolescente a ter bons hábitos de higiene oral, e implementa medidas para prevenir a cárie dentária e as doenças da gengiva. Estes hábitos adquiridos desde cedo serão decisivos para uma boa saúde oral no futuro.
Adicionalmente, o Odontopediatra envolve pais/educadores na promoção e prevenção da saúde oral, abordando medidas para prevenir os fatores de risco da cárie dentária e doenças da gengiva, tais como os hábitos alimentares e de higiene oral.
O flúor é um elemento importante para a remineralização do esmalte, sendo fundamental na prevenção da cárie dentária.
Apesar de ser um componente benéfico para a saúde da cavidade oral, quando em excesso pode ser prejudicial. Neste sentido, é da responsabilidade do Médico Dentista avaliar e decidir a necessidade da aplicação de flúor.
A aplicação de selantes de fossas e fissuras destina-se a proteger as superfícies oclusais dos dentes que possuem sulcos e fissuras (os molares e pré-molares).
As características destas superfícies favorecem a retenção de resíduos alimentares, proporcionando o aparecimento da placa bacteriana e de cáries.
A aplicação de selantes é recomendada a todas as crianças e adolescentes, mesmo naquelas que já fizeram aplicações tópicas de flúor, uma vez que apesar do flúor ser fundamental na prevenção da cárie, é menos eficaz nas superfícies dentárias que apresentam sulcos e fissuras.
A ingestão de alimentos açucarados, particularmente entre as refeições, e a higiene oral deficiente/ausente aumentam o risco de aparecimento da cárie dentária.
A cárie dentária afeta os tecidos duros do dente, surgindo inicialmente como uma mancha branca na superfície do dente, que quando não tratada evolui para uma cavidade, podendo a polpa ser atingida.
Consoante o grau de evolução da cárie dentária existem diferentes tratamentos, desde os mais simples (restauração do dente com materiais adequados à situação clínica), até aos mais complexos, como a pulpotomia e a pulpetomia, realizados quando a cárie é mais extensa e profunda e já estão presentes sintomas mais graves.
Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral - Cheque Dentista
Instituto de Proteção e Assistência na Doença, I.P.
AdvanceCare: à sua Saúde!
Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários
Associação de Reformados de Lordelo
Cartão Alfenense Sénior (Junta de Freguesia de Alfena)
Atlético Clube Alfenense
Associação Cultural e Recreativa de Lordelo
Associação da Casa do Futebol Clube do Porto de Vila das Aves
Cooperativa de Roriz